O Círio de Nazaré faz parte da história do povo paraense. Celebrado no segundo domingo de outubro, a festividade reúne milhões de fiéis e turistas de todos os cantos do planeta e de diversas crenças religiosas. A sua grande importância rendeu ao Círio o reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a declaração de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.


História do Círio
Tudo começou no ano de 1700 com o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Caboclo Plácido, às margens de um riacho localizado próximo de onde está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Desde então, a devoção à Virgem foi crescendo e, em 1793, aconteceu a primeira procissão em homenagem à Padroeira dos paraenses.
Desde então, o Círio acontece anualmente, sempre no mês de outubro. A programação principal da festividade é sempre na segunda semana do mês, envolvendo muitos eventos. Começa na terça-feira, com a missa de abertura oficial, e termina no domingo, com a procissão do Círio de Nazaré.

Como participar do Círio
Se você quer participar do Círio, o primeiro passo é se programar para estar em Belém do Pará na segunda semana de outubro. Sábado e domingo são os dias que mais reúnem multidões, mas há eventos importantes durante toda a semana do Círio.
O segundo passo é escolher como você quer participar dos festejos. Se você está em busca de realizar trabalhos voluntários durante os eventos, se inscreva pelo site oficial do Círio. Lá você encontra todas as informações de como você pode ajudar. Há voluntariado em diversas frentes, até mesmo para jogar água e amenizar o calor dos fiéis que se aglomeram para se manter na corda do Círio.
Se você está indo para o Círio para pagar promessas, participar das romarias e procissões é a pedida. Agora, se você só quer testemunhar a grandiosidade desta festa, existem algumas opções. A maneira mais barata de acompanhar o Círio é pelas calçadas ao longo do trajeto de passagem da imagem da Virgem. Mas se prepare para o mar de gente passando junto com a berlinda e a corda que vem logo atrás.
Para ter um pouco mais de conforto, você pode comprar um ingresso para sentar em uma das arquibancadas que ficam a beira da pista onde passa a procissão; pagar para ficar em um dos camarotes; ou comprar uma entrada para subir a bordo em um dos barcos que participam da Romaria Fluvial (no sábado). Escolha a opção que combine melhor com seu estilo de curtir um evento grande como esse e aproveite cada minuto dessa energia contagiante!
Curiosidade: Ah! O Círio tem aplicativo para celular! O “Encontre a Berlinda” ajuda turistas e fiéis a acompanharem a imagem da Virgem minuto a minuto. Assim fica fácil saber exatamente onde ela está!


Programação do Círio
Os principais eventos do Círio de Nazaré acontecem na segunda semana de outubro. No site oficial você encontra a programação completa, mas aqui você verá os principais eventos!
É exatamente na terça-feira, às 18 horas, que acontece a missa de abertura oficial do Círio. A missa acontece na Basílica Santuário e dá início à maratona de eventos da semana principal das comemorações. Na quarta-feira, às 20h, começa a Procissão do Traslado dos Carros, que é quando os carros que acompanham a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio são levados em cortejo até os galpões, onde ficam aguardando o dia da procissão principal.
Quinta-feira, às 18h, acontece a missa de apresentação do manto na Basílica Santuário. É um momento de muita comoção entre os fiéis que se apertam para ver de perto a nova vestimenta da santa. Já na sexta-feira, a programação começa bem cedo. Por volta das 7 horas, acontece uma missa na Basílica e, em seguida, a imagem da Virgem é levada até Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Lá ela permanece até sábado, quando sai para a Romaria Rodoviária.
O sábado do Círio inicia às 5h30 com a Romaria Rodoviária, em Ananindeua. São 24 km de caminhada até chegar na Orla de Icoaraci. Ali, por volta de 9 horas, começa a Romaria Fluvial, levando a imagem Peregrina de barco pelas águas da Baía de Guajará rumo ao centro de Belém. Centenas de barcos de pequeno e grande porte seguem o barco principal. Uma imagem muito linda de se ver!
Às 11h30 a imagem da Virgem chega ao porto na Praça Pedro Teixeira. Neste momento, se inicia a Moto Romaria. Motociclistas escoltam a imagem da Santa até o Colégio Gentil Bittencourt. Com o fim da Moto Romaria, o foco dos festejos muda para o interior da Basílica Santuário. Por volta de 12h30 acontece a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória.
De volta ao Colégio Gentil Bittencourt, às 16h30, se inicia a Missa e, em seguida, a Trasladação – uma procissão que leva a imagem Peregrina em carro aberto até a Catedral Metropolitana de Belém. A imagem é protegida pela Guarda de Nazaré e também pelas berlindas, que são estruturas de ferro onde passa a corda que cerca a imagem. Em meio a multidão, os fiéis disputam um momento para tocar e segurar a corda. Esse é um dos mais bonitos e importantes eventos do Círio!
Você sabia? Um dos mais importantes símbolos do Círio de Nazaré é a corda que cerca a imagem da Nossa Senhora. Ela representa o elo entre a Virgem e os fiéis. Tocar a corda é considerado um dos maiores atos de fé e de devoção à santa e uma das formas dos fiéis pagarem promessas.

Domingo é o grande dia do Círio! A programação começa às 6 horas da manhã com uma missa. Chegue cedinho para pegar um bom lugar para ver a procissão! Assim que acaba a missa na Catedral Metropolitana de Belém, a procissão do Círio começa, levando a imagem Peregrina por 3,6 quilômetros em carro aberto até a Praça Santuário de Nazaré, onde está a Basílica. Esse é o evento mais emocionante do Círio e também o mais emblemático, atraindo mais de 2 milhões de fiéis para as ruas do centro de Belém!
Seja turista em Belém
Aproveite que você está na capital do Pará e seja turista! Não deixe de passar pelo Mercado Ver-o-Peso. Lá você vai encontrar uma enorme quantidade de pratos típicos da região. Uma das comidas mais procuradas é a maniçoba, um caldo grosso e escuro, feita à base de folha de mandioca e temperado com linguiça, paio e carne de porco. Tem também o pato no tucupi, que faz muito sucesso entre os visitantes. Aproveite para se deliciar com todos eles!


Programe-se!
Não deixe para resolver tudo de última hora! Participar de uma festa grande como essa requer planejamento. Se você for assistir a romaria na arquibancada ou no camarote, compre seu ingresso com muitos meses de antecedência. O mesmo se aplica à opção de participar da Romaria Fluvial. A rede hoteleira fica lotada muito rápido, então reserve a sua hospedagem o mais rápido que você conseguir. Evite transtornos!
Outubro é uma época muito quente em Belém. Leve roupas leves, use e abuse do protetor solar, ande sempre com uma garrafinha de água a tiracolo e escolha sapatos confortáveis para participar dos eventos. E não esqueça de acessar o site oficial do evento para conferir as datas e horários atualizados. No mais, vá de peito aberto, pois você sairá do Círio de Nazaré com a alma lavada!
Acompanhe o Blog Visit Brasil e nos siga nas redes sociais – @visitbrasil – para conferir tudo o que você pode viver nos destinos brasileiros!

